JIU-JITSU FÓRUM & M.M.A

Boxe – História, Regras, Golpes e Curiosidades do Esporte (pugilismo)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Boxe – História, Regras, Golpes e Curiosidades do Esporte (pugilismo)

Mensagem por MARCELO CORAÇÃO VALENTE em Dom 24 Jun 2012, 11:24 pm

história do boxe, regras e golpes do boxe
O boxe, também conhecido como pugilismo, é um esporte de combate (alguns consideram como arte marcial) que usa apenas as mãos para o ataque.

O termo pugilismo é um modo moderno de chamar o boxe, e tem origem na palavra em latim ‘pugillus’ que tem como significado ‘punho fechado’.

História:

As lutas de boxe com as mãos descobertas (sem luvas) eram brutais^e populare na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX.

As primeiras regras ‘civilizadas’ surgiram em 1867, e previam rounds de três minutos e o obrigatório uso de luvas. Porém essas regras só entraram em vigor no ano de 1872.

O curioso é que o boxe, ou algo semelhante, fez parte dos antigos jogos olímpicos a partir da 23ª edição, no ano de 688 a.C.

Nas Olimpíadas da Era Moderna, o COI não admitia a inclusão do boxe por não achar a modalidade compatível com o clima de confraternização entre os atletas. Posteriormente, foi incluído como demonstração na Olimpíada de 1912 em Estocolmo, e entrou para o programa na Olimpíada de 1920 em Antuérpia.

Nome dos golpes:

* Jab: Golpe frontal com o punho que está a frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distância, ele pode nocautear.

* Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte.

* Cruzado: Tão potente quanto o direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço esticado.

* Upper: Desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.

* Gancho: Golpe dado em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente e dificultando a defesa do adversário.

O que é o knock out?

O knock out (KO), em português ‘nocaute’, ocorre quando um dos lutadores fica incapacitado de continuar a luta. Seja por estar desmaiado, muito ferido ou visivelmente atordoado.

Mas o boxeador não precisa cair para terminar a luta, o juiz pode encerrar caso perceba que um lutador não tenha mais condições de continuar.

Golpes baixos:

Os golpes baixos são os aplicados abaixo da linha da cintura e não são permitidos no boxe. Se o lutador bater em uma dessas partes, o mesmo será advertido e, na reincidência, poderá ser eliminado (a critério do árbitro). Os golpes permitidos são os aplicados na parte frontal do adversário, como no rosto e no abdômen.

Pugilistas lendários:

* Internacionais:Rocky Marciano, Muhammad Ali, George Foreman, Joe Frazier, Lennox Lewis, Evander Holyfield, Mike Tyson, Oscar de La Hoya, Teófilo Stevenson, Sugar Ray Leonard, Éder Jofre (grande campeão!), Julio César Chávez.

* Brasileiros: Éder Jofre, Popó, Maguila, Sertão, Servílio de Oliveira.

Boxe tailandês:

O boxe tailandês descende de uma arte marcial chamada muay thai, que incorporou regras e movimentos do boxe. Os golpes dados com os punhos são praticamente os mesmos, porém em uma luta de muay thai é permitido usar os cotovelos, os joelhos e as canelas para golpear os oponentes.

boxe
curiosidades do boxe
origem do boxe
Boxe origem
golpes de boxe


Fonte: http://www.presenteparahomem.com.br/boxe-historia-regras-golpes-e-curiosidades-do-esporte-pugilismo/#ixzz1ylftOlpg

avatar
MARCELO CORAÇÃO VALENTE
ADMINISTRADOR DO FÓRUM
ADMINISTRADOR DO FÓRUM

Mensagens : 582
Reputação : 26
Data de inscrição : 23/06/2012
Idade : 43
Localização : Hospício

Ver perfil do usuário http://www.jiu-jitsuforumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum