JIU-JITSU FÓRUM & M.M.A

6 Dicas para manter uma boa higiene no Jiu Jitsu

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

6 Dicas para manter uma boa higiene no Jiu Jitsu

Mensagem por MARCELO CORAÇÃO VALENTE em Qui 19 Mar 2015, 4:17 am

Como todos sabemos, o Jiu Jitsu é um esporte onde o contato direto com o parceiro de treino é muito grande e necessário para a prática do esporte. Esse contato muito próximo pode resultar em situações embaraçosas e dependendo algumas situações podem ser bem nojentas. Este é um guia com algumas dicas e truques para que você possa manter os treinos (e os seus parceiros), mais limpos, seguros e mais felizes:

1- Verifique se você cortou suas unhas das mãos e dos pés. 

No Jiu Jitsu, manter as unhas cortadas é fundamental, no entanto, não é suficiente apenas cortar as unhas. Se você apenas cortar, pode deixar "rebarbas" tão afiadas que podem arranhar, e até cortar o parceiro, e ao invés de evitar o problema você estará . Depois de cortar as suas unhas, pegue uma lixa e tire estas "rebarbas", garanto que não vai levar mais de 5 segundos em cada unha, e irá diminuir significativamente as chances de machucar um parceiro de treino.

2- Limpeza do Kimono é essencial. 

Quando treinamos Jiu Jitsu o atrito entre nossa pele e o kimono é intenso, o que faz com que as células mortas fiquem alojadas dentro do kimono, o que acontece é praticamente uma esfoliação (pergunte para sua namorada que ela sabe bem o que é isso!), o que faz com que conforme o tempo passe, as células se acumulem e o cheiro se torna insuportável. E todos sabemos que treinar com parceiro fedorento é horrível, todos evitam e a equipe inteira acaba perdendo. Se você não pretende lavar seu kimono imediatamente após a utilização, procure pendurá-lo em algum lugar arejado, isso ajuda na evaporação da umidade absorvida. Bactérias e fungos adoram umidade e eles não gostam de ar livre. Mas o recado que fica aqui é que você deve lavar o kimono depois de cada utilização.

3- Quando você for lavar o seu kimono...

Colocar uma xícara de vinagre branco dentro da máquina de lavar. Vinagre branco é naturalmente anti-séptico e relativamente barato, uma garrafa grande deve custar menos de R$ 5. Você ainda pode utilizar outros agentes de limpeza e dependendo do tipo de máquina que  for utilizar. E é importante que escolha um ciclo de lavagem pesado, para que a agitação da máquina seja intensa, esta é a melhor forma de garantir que conseguirá uma limpeza eficiente no seu kimono.Se você quiser mais dicar de como lavar o seu kimono de Jiu Jitsu, acesse: 15 Dicas Indispensáveis para Cuidar do seu Kimono

4- Usar desodorante. 

Isto é essencial, mas ganha estrelinha na nota final quem utilizar desodorante sem cheiro.Ou seja, não precisa ter cheiros de rosas ou de lavanda do campo, evitando que você fique com o famoso "Cê Cê" (pra quem não sabe o que significa é "Cheiro de Corpo"), é mais que suficiente. É recomendável que você utilize desodorante sem cheiro, pois sempre tem daquele cara que vai colocar o desodorante perfumado, por cima da própria catinga, e vai acabar gerando uma fragrância nova, que ninguém vai querer sentir. 

5- Escove os dentes regularmente

E Melhor ainda, use enxaguante bucal ou coma uma bala de menta antes de treinar. Já rolei com indivíduos com a respiração tão fedida, que eu quase bati só não desmaiar por causa do bafo... Minha dica de hoje é, não seja esse cara da sua equipe!

6- Chuveiro após (e se possível antes) de cada treino. 

Tomar banho antes nem sempre é possível, mas tomar banho depois é imprescindível. Quando você for tomar banho, de preferência a sabonetes com produtos anti-sépticos em sua fórmula. Estes produtos são fáceis de encontrar. Estes irão ajuda-lo protegendo de infecções.Estas são apenas algumas dicas e gerais para viver em sociedade, mas que alguns indivíduos acabam esquecendo. Há muitas e boas razões para manter a boa higiene, e no topo destas razões estão a Segurança e a Felicidade dos seus parceiros . Agora, pare de ler bora treinar!Acesse também Qual a Melhor forma de escolher um kimono?

MARCELO CORAÇÃO VALENTE
ADMINISTRADOR DO FÓRUM
ADMINISTRADOR DO FÓRUM

Mensagens : 582
Reputação : 26
Data de inscrição : 23/06/2012
Idade : 42
Localização : Hospício

Ver perfil do usuário http://www.jiu-jitsuforumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 6 Dicas para manter uma boa higiene no Jiu Jitsu

Mensagem por Robson Kimura em Sex 20 Mar 2015, 6:22 pm

Sempre segui a risca esses passos, e realmente faz a diferença.

Robson Kimura
Membros Admiradores das Artes Marciais Mistas.
Membros Admiradores das Artes Marciais Mistas.

Mensagens : 149
Reputação : 16
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 28
Localização : Dojô

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum