JIU-JITSU FÓRUM & M.M.A

Sobre a Higiênie do Kimono e do Dojô.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sobre a Higiênie do Kimono e do Dojô.

Mensagem por Convidado em Qua 08 Jan 2014, 1:51 pm

Muitos ainda pensam que lutador de jiu-jitsu para ser um “casca-grossa” tem que estar sempre com um rosto tenso, uma cara fechada, como se estivesse a instantes de uma luta. Além da “cara braba” tem que ter um quimono que foge do padrão de limpeza, seria para sinalizar aos outros que treina muito e que é duro?


Infelizmente, já presenciei lutador se gabando do seu quimono branco, que naquele momento era “cinza”, como um indicador de muito treino e de estar bem tecnicamente. Mas essa aparência engana e é totalmente equivocada. Qualquer um pode ler em registros de época que os samurais se orgulhavam de seus quimonos sempre limpos e arrumados, mesmo quando partiam para guerra sem saber se voltariam. Eles não estavam se preocupando por irem a uma festa, mas sim para uma guerra, uma luta que poderia ser a última e cujo o quimono era sua vestimenta de combate.

Quimono sujo pode e deve ser lavado. Chegou do treino, tira da mochila e pendura para secar o suor. O quimono é a extensão do corpo do lutador, portanto, deve ser bem cuidado, mostrando respeito a si mesmo e aos outros companheiros de treino. Ninguém é obrigado a treinar com lutadores que não prezam a higiene do seu quimono e a própria. Nas regras das confederações e federações existe uma seção destinada à higiene do atleta e às condições do quimono. Fico pensando como alguém pode se sentir bem com seu quimono sujo, fedendo e ainda querer que alguém treine com ele?. São inúmeras as doenças bacterianas, que podem ser transmitidas e causarem sérios males aos lutadores. Nossa pele fica em contato direto com os quimonos e sofre com o atrito decorrente da luta. As bactérias também podem estar no dojo , quando este não é devidamente limpo.

Enfim, o nosso esporte é de contato com o solo e com o corpo do oponente, portanto, cuidar da higiene do quimono e do dojo é também cuidar da saúde dos atletas.

Muitas doenças de pele podem ser transmitidas pelo quimono ou por um dojo sujo. E essas doenças acabam interferindo na vida do atleta porque pode até afastá-lo dos treinos por um tempo. Seria muito salutar se todos os praticantes da nossa arte suave não treinassem com o quimono sem condições de uso. Essa campanha silenciosa iria sem dúvida incutir um hábito saudável em lutadores que não prezam pela higiene de seus quimonos, mas deveriam respeitar os outros. Tenho alunos de comunidades carentes que possuem um único quimono, mas sempre em condição adequada para participarem da aula.

Os professores também deveriam estar atentos para essa questão, afinal, alguém vai trabalhar em um ambiente sujo ou sair com roupas mal cheirosas? Então, o trato do quimono não poderia ser diferente. Não tem consideração com seus parceiros de treino? Já ocorreu no meu dojo de um aluno que se sentiu ofendido quando, em conversa reservada, falei que lavasse seu quimono e que não treinaria naquele dia,. Embora tenha sido advertido na semana anterior, ele considerou minha atitude desnecessária, exagerada e autoritária. Vi em suas palavras uma ponta de orgulho em ter um quimono sujo de treino, mas reiterei que sujeira não ganha a luta, nem eleva o nível técnico. Um quimono pode estar velho, puído, costurado ou remendado (e este muitas vezes é o preferido porque cai melhor na hora de usar), mas deve estar sempre limpo, pronto para o combate. Seria conveniente que os lutadores tivessem em mente que o quimono é uma extensão do nosso corpo e como tal deve sempre estar bem cuidado. Quimono sujo não significa ser um bom lutador.
Vale a pena o alerta sobre a higiênie, que deveria vir bom bom senso, afinal, quem nunca rolou com um Cascão? rs



OSS !

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sobre a Higiênie do Kimono e do Dojô.

Mensagem por Gabriel em Qua 08 Jan 2014, 5:21 pm

Gostei muito da matéria Almir e estou de pleno acordo com tudo isso. A higiene em primeiro lugar.

Gabriel
Membros Admiradores das Artes Marciais Mistas.
Membros Admiradores das Artes Marciais Mistas.

Mensagens : 175
Reputação : 15
Data de inscrição : 09/03/2013
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sobre a Higiênie do Kimono e do Dojô.

Mensagem por jaimec.luz em Qui 10 Abr 2014, 3:02 pm

Amigos, sou novo aqui no Forum, mas pretendo colaborar bastante!

Sobre a higiene dentro do tatame não é nem necessário comentar né?? é obrigação do atleta se manter limpo! não precisa cheirar a flores do campo.. mas estar limpo é o suficiente.

Sou dono do site www.muitomaisacaojiujitsu.com.br , especializado em Jiu Jitsu, e tenho algumas matérias onde dou dicas como como cuidar do kimono!
Segue link: http://www.muitomaisacaojiujitsu.com.br/2011/11/dicas-para-cuidar-do-seu-kimono.html

Um forte abraço!


Última edição por jaimec.luz em Ter 29 Jul 2014, 10:51 am, editado 1 vez(es)

jaimec.luz
Membros Admiradores das Artes Marciais Mistas.
Membros Admiradores das Artes Marciais Mistas.

Mensagens : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/04/2014
Idade : 31

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sobre a Higiênie do Kimono e do Dojô.

Mensagem por Azuir em Sex 25 Jul 2014, 2:15 pm

Muito importante esse post. Realmente é uma falta de respeito com o colega de treino ter que ficar cheirando fudunço alheio. 

Se meu kimono não está limpo eu já me sinto mau, imagina meu colega de treino. Então sempre lavo e seco certinho pra ter um treino perfeito, preocupado com a técnica e não com a catinga. 

Já que me preocupo com isso acho justo que meu colega também se preocupe e também mantenha a higiene em dia.

Oss

Azuir
Membros Admiradores das Artes Marciais Mistas.
Membros Admiradores das Artes Marciais Mistas.

Mensagens : 30
Reputação : 5
Data de inscrição : 25/07/2014
Idade : 25
Localização : Timbó, SC

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/azuirslashh

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sobre a Higiênie do Kimono e do Dojô.

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:52 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum